Make your own free website on Tripod.com

PRESENÇA DA FEB NO CONGRESSO UNIVERSAL DE PRAGA

 

por ISMAEL DE MIRANDA E SILVA

        Já se vai tornando tradição nos Congressos Universais de Esperanto a reunião dos esperantista espíritas de diversos países dos cinco continentes, sob os auspícios da Casa de Ismael.

        No ano de 1996 o evento máximo daquele generoso movimento realizou-se em Praga, capital da República Tcheca, constituindo se, como sempre, na festa da Humanidade fraternizada, uma antecipação da Nova Era em que os povos, as raças, as culturas, as religiões se abraçarão no terreno neutro da tolerância, do respeito recíproco, vencendo suas diferenças transitórias rumo à grande união.

        Sob nossa presidência e com o valioso concurso de fervorosos idealistas a serviço do Esperanto, do Espiritismo e do Evangelho, como Úrsula Grattappaglia, de Alto Paraíso (GO), Carlos Alberto Ferreira Silva, de Vitoria (ES), e o jovem e consagrado artista, poeta, compositor, Flávio Fonseca, neto de nosso muito estimado Délio Pereira de Souza, da Societo Lorenz desenvolveu-se nossa reunião, realizada nos moldes das sessões doutrinarias do Espiritismo Cristão.

        Contando com a presença de cerca de 80 congressistas, seu tema principal foi a matéria de "O Livro dos Médiuns", de Allan Kardec, tendo sido ofertados aos participantes um exemplar dessa importante obra, em versão pare o Esperanto. Como de praxe, a segunda parte da sessão foi dedicada a uma participação ativa dos congressistas, os quais puderam submeter a mesa diretora a um substancioso questionário sobre o tema exposto, sendo digno de menção o interesse que o Espiritismo sempre desperta nos corações de quantos se voltam para as grandes questões da existência.

        A reunião também acolheu a honrosa visita de nosso co-idealista Gilberto Rene Ledon, por nos convidado para que, em sue condição de jornalista, redator do Brasila Esperantisto, orgão oficial da Liga Brasileira de Esperanto, se inteirasse de um evento a cargo de brasileiros no Congresso Universal. Aquele competente e estimado "samideano" externamos de público o agradecimento da Casa de Ismael pelo inestimável auxilio que nos prestou pare o êxito da tarefa a nosso cargo.

        Gratos e auspiciosos fatos nos foram relatados, todos nascidos dessa modesta mas positiva semeadura da Federação entre os esperantistas. Um co-idealista estoniano, o Sr. August Kilk, da cidade de Vosû, com quem havíamo estabelecido laços de amizade durante reuniões da FEB em congressos anteriores, deu-nos a notícia, com sincero e incontido entusiasmo, de que havia fundado em sue cidade um núcleo -- "La Spirita Centro AMO" (Centro Espiritual AMOR), entre cujos objetivos está o estudo das obras espíritas em Esperanto. Os esperantistas-espíritas que o desejarem poderão incentivar nosso co-idealista estoniano, escrevendo para AUGUST KILK, Str. Mere 83-3, Vosû EE-2126, Estonio.

        De outra congressista recolhemos encorajador relato sobre os efeitos positivos dessa semeadura da FEB no seio do "povo" esperantista Trata-se da Sra. Sara Freeke (Jurrian Kokstraat 142-2586 SM, Schveningen, Nederland), que em 1992 e 1994, respectivamente em Viena e Seul, honrou as reuniões da FEB, por ocasião dos Congressos Universais de Esperanto, com sue grata presença. O relato nos foi feito durante nossa visita à organização OOMOTO, em Kameoka, Japão. Nossa irmã hospeda regularmente, em sue residência, esperantistas na faixa da terceira idade. Naturalmente, eles evitavam permanecer fora de casa após o entardecer. Notando que as conversações, durante esse convívio noturno, resvalavam para o desinteresse pela repetição de assuntos superficiais, fastidiosos, sempre em torno de banalidades, nossa irmã, após a participação naquelas reuniões da FEB, pensou em formar uma pequena biblioteca espírita de obras em Esperanto para tornar mais ricas e proveitosas as reuniões noturnas de seus hospedes. Tendo recebido da AME, de Basília, o material necessário, instituiu a prática e hoje os encontros se transformaram em sessões de leituras sobre a Doutrina Espirita.

        Em 1997 o Congresso Universal de Esperanto terá sede na cidade de Adelaide, na Áustria, onde, se Deus o permitir, as sementes de amor e fraternidade do Consolador Prometido continuarão a ser espalhadas. Esperamos, dessa vez, realizar um trabalho conjunto com a Societo Lorenz e a AME -- Associação Mundo Espirita, ambas dedicadas, no Brasil, a divulgação do Espiritismo por intermédio do Esperanto inspirados no sábio aforismo de que a união faz a força.

        Deus nos ampare a todos no abençoado setor de serviços que nos é confiado na Seara do Cristo de Deus

( artigo da revista Reformador nº 2012,  novembro, 1996 )

[ Voltar ]